REGIMENTO DA REVISTA ELETRÔNICA MULTIDISCIPLINAR PINDORAMA
DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA – IFBA

TÍTULO I
DO OBJETIVO

Art. 1º. A Revista Eletrônica Multidisciplinar PINDORAMA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, editada e organizada pelo Campus de Eunápolis, em cooperação com o setor de Informática e de Comunicação da Instituição, tem por objetivo a difusão de estudos, pesquisas e ensaios, sob o enfoque multidisciplinar.


TÍTULO II
DO PÚBLICO - ALVO

Art. 2º. A Revista tem primordialmente como público-alvo educadores, servidores, profissionais e discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, bem como pesquisadores e profissionais, em geral, interessados de diversas áreas do conhecimento.


TITULO III
DAS RESPONSABILIDADES

Art. 3°. As responsabilidades da Revista Eletrônica PINDORAMA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA serão exercidas pela Direção Geral do Campus, o Editor, um Conselho Editorial, um Conselho Consultivo e uma equipe técnica.

§ 1°: Compete à Direção Geral do Campus de Eunápolis:
I. Amparar e subsidiar o processo de configuração de cada número da Revista.

§ 2°: Compete ao Editor:

I. convocar e coordenar as reuniões do Conselho Editorial;

II. coordenar os trabalhos de editoração, produção e divulgação da Revista.

III. indicar o nome do(s) Editor(es)-Assistente(s).

Art. 2°. Compete ao Conselho Editorial elaborar a seleção dos artigos para publicação.

§ 1°: Integram o Conselho Editorial da Revista:

I. o(a) Editor(a);

II. o(s) Editor(es)-Assistente(s);

III. docentes convidados de outros campi do IFBA e de outras instituições federais de ensino;

§ 2°: Salvo exceção do inciso I e II do parágrafo anterior, o mandato dos membros do Conselho Editorial será de 2 (dois) anos, prorrogável desde que seja aprovado pela Direção Geral do Campus de Eunápolis.

§ 3°: De acordo com as necessidades, o Conselho Editorial poderá nomear consultores ad hoc para emitir pareceres sobre qualquer artigo encaminhado.

Art. 5°. O Conselho Consultivo tem por competência fornecer apoio acadêmico ao Conselho Editorial, auxiliar na divulgação da Revista, opinar sobre sua qualidade e relevância, bem como emitir pareceres sobre as contribuições encaminhadas. Quando solicitado, poderá propor ideias e mudanças na política editorial vigente.

§ 1°: O Conselho Consultivo será constituído por no mínimo 5 (cinco) e no máximo 30 (trinta) membros, escolhidos por sua competência acadêmica e científica em áreas relacionadas à Educação, podendo ser substituídos a critério do Conselho Editorial.

§ 2°: O Conselho Editorial, quando necessário, pode autorizar os membros do Conselho Consultivo a solicitar pareceres de consultores ad hoc.

Art. 6°. Compete à Equipe Técnica a divulgação, editoração, produção gráfica e publicação da Revista.


TÍTULO IV
DA PERIODICIDADE E DAS SEÇÕES DA REVISTA

Art. 7º. A Revista Eletrônica Multidisciplinar PINDORAMA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA terá periodicidade semestral, sendo publicada nos meses de Julho-dezembro e Janeiro-junho.

§ 1°: A numeração das edições dar-se-á da seguinte forma: cada Volume terá Número crescente, de acordo com os meses da publicação. Edições Especiais seguirão a contagem dos Números, mas deverá ser assinalado o caráter da especialidade.

Art. 8°. A Revista terá formato eletrônico, mediante hospedagem no sítio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA.

§ 1°: A Revista terá acesso irrestrito e gratuito.


TÍTULO V
DA ORIENTAÇÃO EDITORIAL

Art. 9º. Serão aceitos apenas trabalhos inéditos, que não foram nem publicados e nem estejam no prelo para publicação.

§ 1°: O autor será comunicado do resultado da avaliação do seu trabalho em até 90 (noventa) dias.

§ 2°: Em caráter excepcional, e por deliberação unânime do Conselho Editorial, serão aceitos trabalhos já publicados, desde que sejam de suma importância para a edição correspondente.

Art. 10º. A publicação de artigos não é remunerada, sendo permitida a reprodução total ou parcial dos mesmos, desde que citada a fonte.

Art. 11º. Os artigos assinados serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo a opinião do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA.

Art. 12º. A critério do Conselho Editorial, poderão ser aceitas e publicadas colaborações em língua estrangeira moderna (Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano).

Art. 13°. As colaborações para a Revista devem ser enviadas ao Editor da Revista, de acordo com as normas editoriais.

Art. 14°. A autoria dos artigos, durante o processo de avaliação, será mantida em sigilo pelos membros do Conselho Editorial.


TÍTULO VI
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 15°. Os casos omissos e as dúvidas suscitadas na aplicação do presente Regimento serão dirimidos pelo Conselho Editorial da Revista Eletrônica Multidisciplinar PINDORAMA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA.






Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Eunápolis
Av. David Jons Fadini, S/Nº, Rosa Neto, Eunápolis - BA - CEP: 45823-431 - Telefax: (73) 3281-2266 / 32812267 email: eunapolis@ifba.edu.br